DISTORÇÕES BRASILEIRAS: AMANHÃ TERÁ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O IMPACTO DO USO DA ÁGUA PELA MINERAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Dezembro de 2014 00:00

Nesta terça às 14 horas a Comissão dos Direitos Humanos fará uma audiência pública para ouvir as lideranças sobre a escassez de água causada pela mineração.  O senador  João Capiberibe diz que o consumo de água pela irrigação agrícola, indústria e mineração é cinco vezes maior do que o usado no abastecimento público.

Será isso culpa da mineração ou das prefeituras que não investem na captação, armazenagem, tratamento e distribuição de água? Será que devemos colocar a culpa nos mineradores ou na indústria por usarem, e pagarem, pelo que necessitam ou no governo que não investe para fornecer o mínimo que o País precisa?

O que se vê neste país é uma miopia que distorce propositalmente os números do país para esconder aqueles governos, mergulhados na corrupção, que não investem em obras de infraestrutura. Quando a situação aperta, esses se apressam a colocar a culpa em alguém, tentando esconder, debaixo do tapete, décadas de maracutaias e sua própria ineficiência.

Em países sérios é do interesse da sociedade que a agricultura a indústria, a mineração e a população sejam atendidas na sua plenitude. Aqui no Brasil, onde a corrupção atinge cifras multibilionárias, é claro que isso não é possível. Alguém tem que sofrer…

Achamos muito interessante que a audiência pública não foque em um dos principais problemas do país: a poluição das águas superficiais, e subterrâneas. São esses problemas, juntamente com a falta de investimentos no setor e com o desvio de verbas públicas que causam os males que estamos hoje sentindo.

Fonte: www.geólogo.com.br